Documentários

O Blog Lista Filmes Segunda Guerra aborda nesta página a "Coleção II Guerra Mundial", uma série de vídeos lançados, boa parte deles, durante a segunda guerra mundial pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, e tinha como objetivo inicial informar o exército americano e aliados sobre o desenrolar da guerra pelo mundo. Posteriormente, estes vídeos foram liberados e exibidos em salas de cinema.
Eis a lista de 18 documentários, com alguma alteração dependendo da produtora que detêm (ou não) os direitos de venda:

01 - Prelúdio de uma Guerra
02 - A História de Adolf Hitler
03 - Minha Luta
04 - Ataque Nazista
05 - Batalha da China
06 - A I e II Batalha da Rússia
07 - Batalha da Inglaterra
08 - A Invasão da Normandia
09 - A Batalha do Volga
10 - Arquitetura do Mal
11 - Pearl Harbor Parte I
12 - Pearl Harbor Parte II
13 - O Triunfo da Vontade
14 - Holocausto
15 - Arquitetura da Destruição
16 - A Batalha da Praia
17 - Grandes Líderes da Segunda Guerra
18 - Rendição de Berlin

01 - Prelúdio de uma Guerra (52 min)
Título original: Prelude of War, 1942


Este foi o primeiro filme a ganhar o "Oscar" em 1943, de melhor documentário. Recontando a invasão japonesa na Manchúria, a conquista da Etiópia pelos italianos e o começo do movimento nazista em direção às guerras, no leste europeu. Um documento histórico com imagens impressionantes, onde Capra mergulha no preâmbulo da Segunda Guerra Mundial, mostrando com detalhes, como uma nação foi preparada para conquistar todo o mundo. Este aclamado e respeitado documentário, foi produzido durante a Segunda Guerra, usando fotografias de cenas reais. Trabalharam em conjunto neste projeto, três vencedores de Oscar: o produtor-diretor Frank Capra (Aconteceu Naquela Noite), o compositor e militar do Exército Americano Dimitri Tiomkin (Matar ou Morrer) e o ator-narrador Walter Huston (Tesouro de Sierra Madre).


02 - A História de Adolf Hitler (75 min)
Título Original: The Story of Adolf Hitler


Uma das figuras mais odiadas da história, o austríaco Adolf Hitler, não só matou mais de 6 milhões de judeus, mas também devastou toda a Europa. Nasceu em Branau em 20 de abril de 1889, no seio de uma família problemática, pois foi filho bastardo de um pai judeu que não o reconheceu. Quando jovem sonhou ser um renomado pintor, mas foi reprovado no exame para a Academia de Belas Artes de Viena. Passou fome e morou em albergues. Na Primeira Guerra Mundial foi simplesmente cabo, porém, foi condecorado duas vezes com a Cruz de Ferro. Em 1920, ingressou no Partido dos Trabalhadores da Alemanha, o qual logo transformou numa organização paramilitar. Em 8 de novembro de 1923, por incitar o governo da Bavária contra a República de Weimar, foi condenado a 5 anos de cadeia, onde escreveu seu famoso livro Minha Luta, que se tornou uma bíblia para os nazistas.
Ao sair da prisão, recuperou o tempo perdido, utilizando sua retórica hipnotizante e um grande carisma para ganhar terreno político. Daí, para tentar conquistar o mundo foi um pulo. Expulsou os judeus, confiscou seus bens, e se tornou o homem mais temido do mundo. Este documentário mostra com detalhes o crescimento e a queda de Hitler até o último instante.

 

03 - Minha Luta (115 min)
Título original: Mein Kampf, 1961


Um documentário brilhante e imperdível. Cada segundo deste documentário é uma autêntica filmagem alemã, descoberta dos arquivos secretos da guarda de elite nazista e escondida pelo próprio Goebbels por serem muito fortes.
Minha Luta criou um impacto internacional e foi aclamado como um dos mais incríveis documentários históricos. Criou turbilhões onde quer que tenha sido mostrado e arrancou entusiasmados aplausos e críticas.
Minha Luta vai fundo na ascensão e queda do Terceiro Reich e do gênio do mal que o criou. Durante o filme sempre surge a pergunta que vem atormentando as mentes e corações de todo o mundo: Como podem ter deixado isso acontecer?

VIDEO EXCLUIDO DO YOUTUBE !?

04 - ATAQUE NAZISTA (43 min)
Título Original: The Nazis Strike, 1943


Nazismo - Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933). Baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler (1889-1945), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). O partido nazista consegue mobilizar a população por meio do apelo à ordem e ao revanchismo. Em 1933, Hitler chega ao poder pela via eleitoral, sendo nomeado primeiro ministro com o apoio de nacionalistas, católicos e setores independentes. Com a morte do presidente Hindenburg (1934), Hitler torna-se chefe do governo (chanceler) e chefe do Estado (presidente). Interpreta o papel de führer, o guia do povo alemão, criando o Terceiro Reich (Terceiro Império). Desrespeitando o Tratado de Versalhes, reinstitui o serviço militar obrigatório, remilitariza o país e envia tanques e aviões para amparar as forças conservadoras do general Franco na Espanha, em 1936. Nesse mesmo ano, cria o Serviço para a Solução do Problema Judeu, sob a supervisão das SS, que se dedica ao extermínio sistemático dos judeus por meio da deportação para guetos ou campos de concentração. Anexa a Áustria, região dos Sudetos, na Tchecoslováquia (1938). Ao invadir a Polônia, em 1939, dá início à 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

 

05 - BATALHA DA CHINA
Título Original: The Battle of China,


O Japão invadiu a China pela Manchúria. Este foi o início repentino de um novo estilo de guerra, quando a cidade Shangai sofreu o primeiro bombardeio aéreo maciço da história, aniquilando covardemente uma população civil desamparada. Crianças, mulheres e velhos morreram sob uma chuva de bombas japonesas. Um documento histórico com imagens reais e impressionantes, que mostra com detalhes, como um povo sofreu com a ambição desmedida do imperador japonês, em conquistar o mundo. Com detalhes sobre o plano Tanaka e todo o sofrimento da maior nação da Terra.
"A nação inteira têm que crescer e lutar como um homem, e têm que vencer estes bandidos japoneses. A nossa guerra é de sobrevivência e independência, nós nunca nos submeteremos... nós resistiremos até o fim." - Chiang Kai-Shek


06 - A BATALHA DA RÚSSIA, I e II (83 min)
Título Original: The Battle of Russia


A história, não se conhece maior demonstração de coragem como a demonstrada pelo povo da Rússia- Henry L. Stimson, Secretário da Guerra
“Nós e nossos aliados temos e reconhecemos o eterno débito de gratidão, com o exército e o povo da União Soviética" Frank Knox, Secretário da Marinha
A bravura e o espírito lutador e agressivo dos soldados russos requerem toda a admiração das forças armadas americanas. George C. Marshall, Membro chefe do Exército dos estados Unidos
Junto-me em admiração pela defesa histórica e heróica da União Soviética Ernest J. King Comandante-Chefe dos Estados Unidos
A escala de grandeza mostrada pela Rússia, macaram-na como o maior sucesso militar de toda a história da humanidade General Douglas Mac Arthur, comandande-chefe da Área do Sudoeste do Pacífico.


07 - BATALHA DA INGLATERRA (52 min)
Título Original: Battle of Britain


Embora a Batalha da Inglaterra tenha sido relativamente curta - 20 semanas - para os pilotos parecia não ter fim, a simples luta pela sobrevivência impelia os dois lados. A Batalha da Inglaterra não terminou simplesmente, cessou depois que o outono forçou Hitler a abandonar a Operação Seelöwe (Leão Marinho), seu plano de invasão ao Reino Unido. Somente quando o inverno se aproximou, os ingleses se aperceberam de que tinham sobrevivido à batalha. Com a queda da Noruega, Dinamarca e França, em junho de 1940, a Luftwaffe ganhou importantes bases aéreas para se lanças no maior combate aéreo da história. A vitória parecia possível partindo da costa francesa pelo Canal da Mancha. As forças aéreas alemãs tornaram-se invencíveis desde a conquista da Polônia e da França; além disso, tinham o avião Messerschmitt Bf 109E, um dos mais formidáveis caças do mundo, tinham ótimos pilotos, comandados por ases da Primeira Guerra Mundial. Para essa empreitada Hitler preparou cerca de 2800 aviões (Messerschmitt, Heikel, Junkers, Stukas, Dornier) - A RAF por sua vez, contava com 347 caças monopostos Hawker Hurricane, 199 Supermanine Spitfire, 69 caças noturnos Bristol Blenheim e 25 Boulton Paul Defiant, metade dos quais estava dispersa pelos aeródromos aos sul da ilha.


08 - A INVASÃO DA NORMANDIA (50 min)
Título Original: The Normandy Invasion



A Batalha da Normandia - 1944, com o codinome de "Operação Overlord", foi a invasão dos Aliados à Europa Ocidental, ocupada pelos Nazistas na II Guerra Mundial. Mesmo após todos esse anos, a invasão à Normandia continua sendo o maior ataque marítimo da história, com um efetivo de quase três milhões de soldados que cruzaram o canal da Mancha, partindo de vários portos, campos de aviação na Inglaterra, com destino à Normandia, na França ocupada. A invasão da Normandia começou com a chegada de pára-quedistas na noite anterior, maciços bombardeios aéreos e navais, e um assalto anfíbio bem cedo, pela manhã.


09 - A BATALHA DE VOLGA (75 min)
Título Original: Battle of the Volga, 1962


A 22 de junho de 1941, a Alemanha e os seus aliados (Eixo) invadiram a União Soviética, avançando rapidamente em território soviético. O domínio de Stalingrado era importante para Hitler por diversas razões. Era uma importante cidade industrial, localizada no rio Volga, e era rota de transporte vital entre o Mar Cáspio e o norte da Rússia. Sua captura asseguraria o flanco esquerdo dos exércitos alemães enquanto avançariam em direção ao Cáucaso. Esse foi um dos pontos que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial, e é considerada uma das batalhas mais violentas da história. A batalha inclui o ataque alemão à cidade de Stalingrado (hoje Volgogrado), ao sul da Rússia, ataque final ao centro da cidade, e a contra-ofensiva soviética que eventualmente emboscou e destruiu as forças alemãs dentro e ao redor da cidade. O total de baixas em ambos os lados é estimado em cerca de 2 milhões de pessoas, incluindo civis. Para os soviéticos, que perderam mais de um milhão de soldados e civis durante a batalha, consideraram a vitória em Stalingrado um marco inicial na libertação da União Soviética.


10 - A HISTÓRIA OCULTA DO TERCEIRO REICH (54 min)
Título Original: The Occult History of the Third Reich


A fascinação de Hitler com a ascensão e queda da raça "ariana", a sua obsessão com a ordem e a disciplina, e seus messiânicos planos de controle total do Mundo...
Desde as origens ocultas do Nazismo, até a morte de seu mentor Adolf Hitler, a ascensão da doutrina do "Socialismo Nacional" foi construída tendo como base um mundo de sinistros acontecimentos e crenças, construído através da propaganda política e manipuladora.
Agora, utilizando filmagens recentemente descobertas, os documentários Adolf Hitler, A SS Sangue e Terra e O Enigma da Suástica exploram este incrível fenômeno acontecido na Alemanha, durante as décadas de 30 e 40, e que deu origem à Segunda Guerra Mundial.
Pela primeira vez os assustadores rituais e crenças do Nazismo, como a origem da cruz Suástica e a construção do Holocausto, são explorados e desvendados para o público em 3 documentários sobre os segredos do Terceiro Reich.


11  e 12 - PEARL HARBOR :  Parte 1: (73 min) | Parte 2 (33 min)


P1: Na manhã de 7 de dezembro de 1941, aviões e mini-submarinos da marinha imperial japonesa executaram um ataque surpresa contra a marinha dos eua, na base de pearl harbor. O plano de ataque foi criado pelo almirante isoroku yamamoto. uma frota incluindo, seis porta-aviões comandados pelo vice almirante Chuichi Nagumo, deixaram a baía de Hitokappu, nas ilhas Kuril e seguiram para pearl harbor, em silêncio total. Os aviões japoneses bombardearam todas bases aéreas americanas e muitos navios ancorados na ilha. Os porta-aviões japoneses era: Akari, Hiryu, Kaga, Shokaku, Soryu, Zuikaku. Todos juntos tinham um total de 441 aviões, incluindo, bombardeiros-torpedo, bombardeiross-de-mergulho e bombardeiros-caças. destes, 39 foram abatidos durante a batalha. os aviões atacaram em duas frentes, e negumo decidiu cancelar a terceira a favor de uma retirada. em 8 de dezembro de 1941, o congresso americano, declarou guerra ao Japão, com um único voto contra - voto de Jeannette Rankin. Alguns minutos depois o presidente roosevelt, assinou a declaração de guerra ao Japão. (90 min)

P2: Em 7 de dezembro de 1941, o ataque japonês a Pearl Harbor foi um dos grandes momentos da história mundial. Este único ataque acabou com a frota da Marinha dos EUA, que poderia representar uma ameaça à expansão ao Sul do Império Japonês. O presidente Roosevelt havia transferido a frota de sua marinha para Pearl Harbor 18 meses antes, na tentativa de se prevenir de uma possível agressão japonesa. Em 1937, o Japão invade a China para obter combustível e outras matérias primas, pois sofria com os embargos comerciais. Então, os japoneses desesperados planejaram se apoderar do petróleo da Índia Oriental, rica também em minerais, e do Sudeste da Ásia. Uma guerra no pacífico era inevitável.



13 - O TRIUNFO DA VONTADE (130 min)
Título Original: Triumph des Willens, 1934


O Congresso Nacional Socialista Alemão, de 1934, é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico e terrificante que retrata com imagens fortes toda a pompa do regime nazista.

O Triunfo da Vontade, documentário e propaganda, foi requisitado por Hitler em 1934 e dirigido por Leni Riefenstahl. Cobre os aconteciomentos ocorridos durante o Sexto Congresso de Nuremberg. A intenção original deste documentário era documentar os primeiros anos da NSDAP, para que futuras gerações pudessem olhar para trás e ver como o Terceiro Reich começou. Na realidade, O Triunfo da Vontade mostra à História como o Terceiro Reich moveu massas em direção ao terror através da propaganda, e também como Adolph Hitler tinha uma incrível e única habilidade de comover multidões e fazê-las acreditarem e realizarem suas vontades através do poder de sua palavra.


14 - HOLOCAUSTO, EXECUÇÃO DO MAL (83 min)


Percorrendo os arquivos da Europa Oriental, do Museu do Holocausto em Washington e dos laboratórios de restauração do museu Yad Vashem em Israel, para recontar as histórias de perseguição, roubo e morte. Além do depoimento dos sobreviventes sobre a dura realidade que tiveram que viver.


15 - ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO (114 min)
Título Original: Architektur des Untergangs 1989-1992



Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.



16 - BATALHA DA PRAIA (90 min)
Título original: D-Day: Battle for the Beach


A partir de 1943, os exércitos aliados foram recuperando territórios. Os soviéticos obrigaram os alemães a retroceder e os norte-americanos ocuparam parte da Itália. Em junho de 1944, no chamado D-Day, os aliados efetuaram um espetacular desembarque nas praias da Normandia (Operação Overlord), no qual participaram os exércitos Britânico, Americano e Canadense. Os americanos tiveram muitas baixas em Omaha, pois os tanques Sherman (disfarçados de Chatas para torná-los um fator surpresa) afundaram devido ao mau tempo. Foi um verdadeiro massacre, no entanto, as tropas aliadas saíram vitoriosas. Já os britânicos não tiveram muitas baixas em Gold e Sword, pois seus tanques e blindados especializados (em cortar trincheiras e destruir minas) conseguiram avançar. Era o início da Batalha da Normandia. A Wehrmacht não conseguiu responder ao ataque, devido ao comandante Gal. Rommel não estar presente porque encontrava-se internado, pois seu carro havia sido bombardeado.Outro fator que também atrasou as divisões blindadas foi a sabotagem, principalmente das linhas de ferro, pela resistência francesa. Na madrugada do dia 6, antes do desembarque, milhares de pára-quedistas saltaram atrás das linhas alemãs, de forma desorganizada, razão pela qual erraram os locais de aterrissagem. O objetivo desses pára-quedistas era neutralizar as peças de artilharia alemãs, colocadas no interior, que naturalmente iriam bombardear as tropas aliadas assim que estas chegassem às praias. Após o desembarque na Normandia, seguiu-se a Operação Market Garden em setembro de 1944, que tinha como um dos objetivos libertar a Holanda. Esta operação foi superior a Overlord em número de soldados, mas resultou num enorme fracasso, contando-se cerca de 20 mil mortos, só entre os americanos e 6.500 britânicos foram feitos prisioneiros. O objetivo dos aliados era conquistar uma série de pontes na Holanda, que lhe permitiriam atravessar o Rio Reno, invadir a Alemanha e tentar acabar com a guerra o quanto antes.


17 - GRANDES LÍDERES DA SEGUNDA GUERRA (116 min)


Este documentário histórico sobre os grandes líderes da Segunda Guerra Mundial, retrata com cenas reais, as reuniões, os entendimentos e os desentendimentos dos líderes Winston Churchill, Charles de Gaulle e Franklin D. Roosevelt que, graças a estas reuniões, conseguiram derrotar os nazistas. A adesão de Stalin, que apesar de não participar diretamente desses encontros, mostrou que a participação da URSS foi de grande peso para reforçar o lado dos aliados, agregando uma tropa fortemente preparada e um armamento pesado. Enquanto a relação de De Gaulle com Churchill oscilava violentamente entre amor e o ódio, o sentimento do líder francês em relação a Roosevelt, veementemente recíproco, foi sincero e respeitoso. Esta produção é narrada em Inglês 2.0, Português 5.1 e 2.0, incluindo a filmagem original da Conferência da Casablanca e de o Triunfo de Gaulle na França. E um game-trivia com notas de avaliação. Documento de fundamental importância para o conhecimento dos fatos que decidiram o destino da Segunda Grande Guerra.


18 - RENDIÇÃO DE BERLIM (50 min)
Título Original: Berlim Surrender


Depois da batalha de Kursk, em 5 de julho de 1943, Hitler permitiu aos exércitos do sul se retirarem até o rio Dniéper, em 15 de setembro. Os alemães foram combatidos pelos russos enfurecidamente. Cercaram o exército alemão na Criméia, durante o mês de outubro e tomaram Kiev, em 6 de novembro. No final de novembro, ocorre a Conferência de Teerã, na qual Roosevelt e Churchill tiveram seu primeiro encontro com Stalin. Roosevelt e Churchill aprovaram o plano Overlord. Os aliados realizaram ataques aéreos contra Alemanha, e Hitler respondeu atacando a Grã-Bretanha. Também se decidiu que a estratégia contra a Alemanha seria lançar um ataque a partir do norte até Berlim. O IX Exército alcançou o Elba na altura de Magdeburgo em 11 de abril, ficando a 120 km de Berlim. A última esperança de Hitler, alentada pelo falecimento de Roosevelt em 12 de abril, era que surgisse um possível conflito entre as potências ocidentais e a URSS. O avanço soviético para Berlim começou em 16 de abril. Quatro dias depois, os soviéticos cercaram Berlim. O V Exército soviético e o I Exército norte-americano estabeleceram contato na cidade de Torgau, situada em Elba, e a Alemanha caiu dividida em duas partes. Hitler suicidou-se no seu bunker de Berlim, em 30 de abril de 1945. Havia nomeado o Alm. Karl Doenitz como seu sucessor na posição de chefe do Estado e este decidiu se render. Seu representante, o Gal. Alfredo Jodl, assinou a rendição incondicional de todas as Forças Armadas alemãs no QG de Eisenhower, em Reims, em 7 de maio. Os aliados declararam em 8 de maio, o Dia da Vitória na Europa.


=================================================
EXTRAS DA COLEÇÃO
(Varia de acordo com o distribuidor)

BATALHA DAS ARDENAS (47 min)
Título Original: Battle Of The Bulge, 1944


Aproxima-se o natal de 1944, o quinto da segunda guerra mundial. O pesado inverno europeu parecia cobrir com gelo, neve e nevoeiro, qualquer sinal de vida. Nada parecia mexer-se. Os soldados anglo-americanos, acampados não muito longe da fronteira alemã, estavam à espera da chegada dos pacotes vindos de casa com agasalhos e enlatados. Então, na escura manhã do dia 16/dez, uma tormenta de fogo e aço desabou sobre eles. Começava a Batalha Das Ardenas, a derradeira contra-ofensiva de Hitler. A Batalha De Ardenas, a batalha do bolsão para os americanos, foi travada durante 35 dias do inverno de 1944 numa área que os alemães denominavam de dreilaendereche (a esquina dos três países: Alemanha, Holanda Bélgica). Caracterizou-se como a contra-ofensiva alemã, pelo menos no seu começo, por ter provocado a mais completa surpresa nos aliados anglo-americanos.
Depois da marcha triunfal que haviam feito desde o desembarque na Normandia no dia-d(6 de junho de 1944), colhendo vitória atrás de vitória sobre as forças, alemães em retirada ninguém poderia esperar por aquilo. Não imaginava o supremo comando aliado, nem o general Eisenhower nem seu parceiro britânico, o marechal-de-campo Montgomery, que a Alemanha nazista tendo sobre si, a pressão dos exércitos soviéticos, vindo do leste, ainda pudesse ter energia para tal reação. Além de que, a Alemanha parecia estar devastada, arrasada pelos bombardeios diários da USAF e pela RAF, que não cessavam de martelar os principais centros fabris e as vias ferroviárias com toneladas de bombas.


Versão da Batalha na TV (Nat Geo)

LILI MARLENE (116 min)
Titulo Original: Lili Marleen, 1981


Apresentado em versão restaurada e remasterizada, Lili Marlene tem quase uma hora de extras, incluindo entrevistas e making of. Ao gravar a popular canção "Lili Marleen", Wilkie (Hanna Schygulla) torna-se a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge do fama, não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert (Giancarlo Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Será que o amor deles resistirá aos tempos de guerra? Baseado livremente na autobiografia da cantora Lale Andersen, Lili Marlene é um melodrama típico de Fassbinder, no qual o cineasta expõe sua visão irônica da sociedade nazista.


Valorize nosso trabalho, comente!

2 comentários:

  1. parabens pelo blog está lindo!!a historia precisa ser contada ainda que em forma de filmes

    ResponderExcluir
  2. Show de bola este site colega vou baixar todos eles, muito obrigado por postar...

    ResponderExcluir