Batismo de Fogo (2016)

Título Original: Batismo de Fogo
Ano: 2016
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 16 min
Direção: Durval Lourenço Pereira

Sinopse: Quantas vezes você já ouviu a narrativa de um ataque alemão oriunda de um veterano brasileiro? Provavelmente não muitas, pois são cada vez mais raros os testemunhos dos pracinhas que estiveram em combate, relegando quase unicamente aos livros a memória do Brasil na guerra. Entretanto, um novo filme sobre a Força Expedicionária Brasileira oferece uma visão singular da experiência bélica dos nossos soldados durante o conflito.

O documentário Batismo de Fogo, produzido e dirigido por Durval Lourenço Pereira, reúne depoimentos de sete veteranos da FEB em torno de um episódio tão dramático quanto pouco conhecido na jornada da 1º Divisão de Infantaria Expedicionária. Trata-se da primeira produção audiovisual destinada a reconstituir a estreia em combate do I Batalhão do 11º Regimento de Infantaria: o “Laurindo”.

A obra condensa entrevistas gravadas com os pracinhas em diferentes cidades e Estados, durante mais de uma década de pesquisas, incluindo farto material iconográfico (filmes e fotografias) — boa parte dele inédito — oriundo de arquivos pessoais e institucionais, brasileiros e norte-americanos. Tudo com o intuito de reproduzir, com a maior fidelidade possível, o drama do soldado brasileiro que pela primeira vez enfrentou um ataque inimigo.

Batismo de Fogo oferece ao admirador da memória da FEB uma oportunidade rara: conhecer a narrativa inédita do primeiro combate de um batalhão de infantaria brasileiro na II Guerra Mundial, da boca dos homens que viram a “cobra fumar”..

Comentários