Herois da Segunda Guerra Mundial (2004)

Titulo Original: Heroes and Weapons of WWII (BBC)
Ano: 2004
País: Inglaterra
Gênero: Documentário
Narração: Robert Powell
Episódios: 10

Sinopse: Esta série traz para as novas gerações grandes invenções e planos ousados que ajudaram os aliados a vencer as forças do eixo durante a Segunda Guerra Mundial. Em 10 episódios iremos ver como soldados e cientistas lutaram, cada um com suas armas, no campo da inteligência e tecnologia, para libertar a Europa do nazismo. Veremos como homens corajosos perseguiram e afundaram o poderoso navio Bismarck, e também como libertaram o campo da morte de Belsen.

Episódios:
01 - OS HOMENS QUE INVENTARAM O RADAR:
O Radar guiou Spitfires e Hurricanes direto para seus alvos durante a Batalha da Grã-Bretanha em 1940, trazendo sempre resistência feroz para os bombardeiros nazistas. Mas quem eram os homens por trás de seu desenvolvimento nos anos 1930 e 40? Esta série revela a corrida tecnológica entre ingleses e alemães para criar o radar mais eficaz, que serviu também para derrotar U-Boats no oceano do Atlântico.

02 - O HOMEM QUE PROJETOU O SPITFIRE:
O Spitfire é talvez o avião de combate mais famoso da Segunda Guerra Mundial, sendo um elemento-chave para vencer a batalha da Grã-Bretanha. Mas quem o projetou? R.J. Mitchell era um inventor doentio que criou o Vickers Supermarine, vencedor de competições de hidroaviões na década de 1930. A partir desta aeronave surgiu o Spitfire, conduzido por corajosos pilotos que repeliram os bombardeiros alemães dos céus da Inglaterra.

03 - O HOMEM QUE TENTOU MATAR HITLER:
Em 1944 generais alemães insatisfeitos com o andamento das batalhas, e percebendo a iminente aniquilação do exército, colocaram e prática seu plano mais ousado: Matar Hitler. Mas quem iria fazê-lo? Em julho de 1944, o conde coronel Claus von Stauffenberg colocou uma pasta com explosivos ao lado do ditador durante uma reunião. A sala explodiu e Stauffenberg fugiu achando que o atentando foi fatal, colocando em prática a operação valquíria.

04 - OS HOMENS QUE DECODIFICARAM O ENIGMA:
Enigma era a máquina de codificação do exército alemão, importante instrumento para enviar mensagens para seus exércitos e submarinos. Ainda na década de 30, agentes poloneses iniciaram a decodificação, que antes de ter seu país invadido, repassaram seus conhecimentos para os britânicos. Gênios da matemática como Alan Turing e uma equipe de analistas em criptografia quebraram seu código, oferecendo valiosa colaboração no campo da inteligência para os aliados durante a guerra.

05 - OS HOMENS QUE AFUNDARAM O BISMARCK:
Concluído em 1940, o Bismarck foi considerado como o navio de guerra mais poderoso do mundo. Cientes da ameaça, em abril de 1941, o almirante Tovey da Marinha Real Britânica detecta uma tentativa do Bismarck de  sair para o Atlântico, a fim de interceptar comboios aliados. Estava aberta a temporada de caça: Em um primeiro encontro, o Bismarck afundou o navio HMS Hood. Mas Tovey o persegue, desta vez cercando o Bismarck por pesados navios de guerra britânicos.

06 - O HOMEM QUE SALVOU AS CIDADES BRITÂNICAS:
Em 1940 os alemães estavam preparados para bombardear a Grã-Bretanha. Eles foram ajudados pelo uso de feixes de rádio que lhes diziam exatamente onde lançar bombas durante a noite. Na inteligência britãnica o Dr. Jones foi encarregado de derrotar este guerra de alta tecnologia. Engenhosamente, ele inventou feixes falsos de rádio confundindo os alemães e deviando as bombas para campos abertos.

07 - O HOMEM QUE ENGANOU HITLER:
Como um homem morto poderia salvar as vidas de milhares de soldados aliados? Ewen Montagu sabia como e concebeu um audacioso plano, em que o corpo de um oficial morto foi levado até o litoral da Espanha, com informações falsas sobre o desembarque dos Aliados no Mediterrâneo. Hitler mordeu a isca e desviou tropas para outros setores antes da invasão aliada na Itália.

08 - OS HOMENS QUE LIBERTARAM BELSEN:
Em abril de 1945 tropas britânicas atravessam os portões do Belsen, e o que viram chocou o mundo. Milhares de prisioneiros, sendo boa parte judeus, viveram ali esperando a morte por tifo. O jornalista da BBC, Richard Dimbleby, transmite via rádio sua visão. O Tenente-Coronel Bob Daniels, primeiro a entrar no campo com sua tropa, testemunha a difícil situação dos prisioneiros, mesmo após a libertação, pois a epidemia de tifo os impedia de saírem dali, até que fosse controlada.

09 - OS HOMENS QUE ILUMINARAM A ALEMANHA:
No início os bombardeios aliados sobre a Alemanha eram imprecisos e poucos acertavam seus alvos. Ciente dessa dificuldade, os aliados treinaram uma força de elite de navegadores noturnos. Eles voaram antes dos principais bombardeios, marcando os alvos com diferentes explosões coloridas. Feito a marcação do território, restava os demais aviões lançar suas bombas com precisão.

10 - OS HOMENS POR TRÁS DO DIA D:
Em 1944 os Aliados precisavam invadir a Europa ocupada para libertar milhões da tirania nazista. Mas os nazistas já os esperavam. A única dúvida era quando o ataque teria lugar, e onde. Este programa revela os métodos criativos e muitas vezes bizarros que foram usados para enganar Hitler. Agentes duplos comunicavam falsos planos de invasão, exércitos falsos foram criados no sul da Inglaterra e elaborados métodos de logística foram desenvolvidos para dar suporte a invasão da muralha do Atlântico.

T + L | 720x544p | 560 mb cada

Estou postando aqui metade desta série, ou seja, os primeiros 10 episódios sobre os Heróis da SGM. Em outra oportunidade teremos os 10 episódios restantes sobre as Armas da SGM.

Comentários