Rompendo o Silêncio (1995)

Título Original: Broken Silence
Ano: 1995
País: Estados Unidos, Argentina, República Tcheca, Hungria, Polônia, Rússia
Gênero: Documentário
Duração: 280 minutos (média de 56 min por episódio)
Direção: Luis Puenzo, Vojtech Jasny, Pavel Chukhraj, Janos Szasz, Andrzej Wajda

Sinopse: Série de cinco documentários sobre o Holocausto dirigidos por cinco grandes cineastas: Luis Puenzo, Pavel Chukhraj, János Szász, Vojtech Jasny e Andrzej Wajda. Produzidos por Steven Spielberg e baseados em documentos pertencentes à instituição “Survivors of the Shoah Visual History Foundation”, também de Spielberg, Rompendo o Silêncio é um emocionante painel que retrata os horrores do Holocausto da Segunda Grande Guerra sob o ponto de vista de quem o vivenciou de perto… e sobreviveu para alertar o mundo.

Episódios:
01 – Alguns que Viveram (Algunos que Vivieron) Argentina
Luis Puenzo conduz a narrativa através de uma série de depoimentos de sobreviventes que buscaram refúgio na Argentina baseando-se em impressionantes imagens de arquivo. As afinidades do presidentes Juan Perón com o nazismo, a facilitação da entrada de criminosos de guerra no país; as histórias contadas nesse filme são pequenas partes de um todo, e avisam que “o Holocausto pode acontecer de novo em qualquer lugar”.

02 – Crianças do Abismo (Children from the Abyss) Rússia
Pavel Chukhraj propõe contar ao mundo, através de relatos e imagens históricas, o drama de crianças e adolescentes que sobreviveram ao Holocausto em território soviético, relatando as experiências traumáticas de jovens que presenciaram a morte de seus pais e foram obrigados a prosseguir sozinhos na luta pela sobrevivência.

03 – Eu me Lembro (Pamietam) Polônia
Os depoimentos de quatro poloneses são a principal matéria-prima que Andrzej Wajda utiliza para filmar seu contundente documentário. Rodado em preto-e-branco e sem narração, ouve-se apenas as vozes dos relatos. Wajda aborda habilmente as relações entre judeus e poloneses durante a ocupação da Polônia pela Alemanha. Destaque para as imagens do Papa João Paulo 2º, em Jerusalém, diante do Muro das Lamentações.

04 – Inferno na Terra (Peklo na Zemi) Tchecoslováquia
“Escolhi esse título pois ele é o que mais se aproxima daquilo que aconteceu. Foi um período em que os demônios da mente humana escureceram o mundo” – Vojtech Jasny. Jasny, que após ter seu pai deportado para o campo de Auschwitz e assassinado, trabalhou como espião para os aliados durante a Segunda Guerra. “O filme não é apenas um documentário, ele é um filme de horror”, enfatizou.

05 – Olhos do Holocausto (A Holocuast Szemei) Hungria
Depoimentos de sobreviventes húngaros do Holocausto, imagens de arquivo e cenas feitas pelo próprio Szász são apresentados por uma jovem que lê verbetes de uma enciclopédia relacionados ao assunto, como “anti-semitismo”, “deportação” e “crematório”, sempre enfatizando a experiência de sobreviventes que eram crianças à época.

T + L | 640x480p | 3.45 gb

Comentários

Postar um comentário