Mephisto (1981)

Título Original: Mephisto
Ano: 1981
País: Alemanha, Hungria, Áustria
Gênero: Drama
Duração: 144 min
Direção: István Szabó
Oscar: Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1982)

Sinopse: O filme narra a história de um ator provinciano que utiliza as possibilidades de ascensão em sua carreira durante o Nazismo na Alemanha representando os ideais do regime, apesar de sua alienação política. A história do filme baseia-se no livro Mephisto (1936) de Klaus Mann, que narra a biografia de seu cunhado, o ator Gustaf Gründgens, o qual fazia especial sucesso sob a pele do Mephisto de Fausto, uma das poucas peças que não eram censuradas na época, talvez por não ter conteúdo político e por representar “uma obra-prima criada por um alemão legítimo, ou seja, Arte Alemã”. Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro de 1982.

Elenco: Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildiko Bansagi, Rolf Hoppe, György Cserhalmi, Peter Andorai, Karin Boyd, Christine Harbort


O filme e o livro de Mann de 1936 refletem a carreira do cunhado de Mann, Gustaf Gründgens, que é por muitos considerado como simpatizante do partido nazista e que abandonou seus princípios políticos em prol de benefícios profissionais e materiais."

Comentários