O Mundo Em Guerra (1973)

Título Original: The World at War  
Ano: 1973
País: Inglaterra
Gênero: Documentário
Duração: 26 episódios, com média de 54 minutos cada
Direção: Jeremy Isaacs
Narração: Laurence Olivier
Transmitido entre 31/10/1973 a 02/05/1974

Sinopse: A ideia nasceu no princípio de 1971 e, quando começou a ser posta em prática, os produtores da Thames Television, uma estação privada com sede em Londres, jamais poderiam imaginar que estavam criando a mais reverenciada série documental sobre a II Guerra Mundial. Nos dois anos seguintes, uma equipe multidisciplinar revisou 914 Km de filmes em arquivos espalhados por 18 países e recolheu 314 km de novo material. Em Outubro de 1973 é apresentado finalmente o primeiro capítulo da série (no interior da Alemanha) e a prova do seu sucesso mediu-se de imediato pelo interesse que suscitou em todo o mundo, com estações de 100 países a encomendarem a obra para transmissão.

Não é difícil explicar as razões que levaram "O Mundo em Guerra" a ganhar prêmios internacionais (entre os quais um Emmy) e a tornar-se uma obra de referência na história do documentário. Porque, sendo uma obra dedicada ao mais mortífero conflito da história mundial, não se circunscreve aos relatos dos atores principais: são entrevistados personagens como Albert Speer ou a dona de casa que resistiu à fome e ao frio nos mil dias de cerco de Leningado. Sem esquecer a estratégia militar dos beligerantes nem as façanhas dos generais, a série preocupa-se em citar os relatos dos soldados da frente. Esta forma de encarar a guerra nas duas diferentes dimensões e experiências torna esse documento imprescindível para se compreender as causas e as consequências de um conflito que provocou mais de 50 milhões de mortes entre Setembro de 1939 e Agosto de 1945.

Cada capítulo cobre um ponto-chave da guerra, começando com a ascensão da Alemanha e terminando com a descoberta pelo mundo do horror de Auschwitz. Ênfase também é dada na cobertura dos eventos do modo como ocorreram dentro da Alemanha, URSS, Inglaterra, USA e Japão, com a propaganda e a ideologia da época, nos fazendo ver cenas até então impensáveis, como os simpatizantes de Hitler organizando grandes reuniões nos moldes nazistas dentro dos EUA, pregando o nacionalismo de forma exacerbada.

A narração de cada episódio é do consagrado ator shakespeariano Laurence Olivier. The World at War é uma obra-prima indispensável para se compreender um dos acontecimentos mais marcantes da História da humanidade.

Episódios:

ASSISTIR EPISÓDIOS ON-LINE
Fonte: DailyMotion.com - Legendado em Português-BR

Comentários

  1. Desejo adquirir a coleção completa em DVD. Como posso ?
    contado
    fredianiguab@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você não encontrará a série em DVD pelo fato de "The World at War" ser uma série de 1973-1974, ou seja, bem antiga. Mas você pode baixá-la do Youtube ou do DailyMotion.

      Excluir
    2. Aqui você encontra a coleção pra comprar https://www.amazon.co.uk/World-At-War-Complete-Disc/dp/B00008WQ9Y mas tudo em inglês e em dólar.

      Excluir
  2. Como faço para baixa-la no DailyMotion?

    ResponderExcluir

Postar um comentário